Capa » Noticias » Cemaden Educação lança campanha #AprenderParaPrevenir

Cemaden Educação lança campanha #AprenderParaPrevenir

Escolas e Defesas Civis podem apresentar projetos e propostas de ações nas escolas. Mobilização das comunidades escolares e construção de conhecimentos sobre Redução de Riscos de Desastres são os objetivos da campanha.

Com o tema “Educação em prevenção de risco de desastres socioambientais”, a Campanha #AprenderParaPrevenir é destinada às comunidades escolares, Escolas de Ensino Básico e às Defesas Civis que atuam em escolas. Elas podem inscrever os trabalhos desenvolvidos no tema em duas categorias: projetos e ações educativas realizadas em 2016-2017, ou novas propostas. A novidade, nesta 2ª edição, é a abertura para participação das Defesas Civis atuantes em educação.

 O lançamento da Campanha ocorreu em 6 de junho, na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente e a premiação acontecerá em outubro, Dia Internacional da Redução de Riscos de Desastres. O prazo para o envio dos projetos e propostas: até 13 de outubro de 2017. Esta é uma iniciativa do Projeto Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instituto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

“A campanha permite o mapeamento de ações realizadas e de novas propostas, incentivando ampliar as atividades educativas voltadas à prevenção de riscos de desastres socioambientais”, destaca a coordenadora do Projeto Cemaden Educação, pesquisadora e antropóloga Rachel Trajber.

Premiação

A premiação não é competitiva:  os participantes inscritos concorrem ao sorteio de dez pluviômetros semiautomáticos, doação do Cemaden, além de kits de publicações técnicas e pedagógicas doadas por entidades parceiras.

Entre as instituições parceiras da Campanha #AprenderParaPrevenir estão  a Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro, a Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cedec-SP), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-SP), o Instituto Geológico (IG-SP) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A campanha conta com apoio de divulgação do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Inscrições

Mais informações sobre a campanha e formulário para as inscrições estão no link: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2017.

Prazo das inscrições prorrogadas até o dia 13 de outubro de 2017 ( até meia-noite).

 

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …