Capa » Noticias » Cemaden Educação é um dos organizadores do Curso sobre Redução de Riscos de Desastres no Litoral Norte de São Paulo

Cemaden Educação é um dos organizadores do Curso sobre Redução de Riscos de Desastres no Litoral Norte de São Paulo

Com o objetivo de formar profissionais da área da educação e demais interessados em prevenção de riscos e desastres ambientais, pelo segundo ano consecutivo vem ocorrendo o “Curso de Educação Ambiental para Redução de Riscos e Desastres no Litoral Norte de São Paulo”. A ideia é estruturar uma rede colaborativa envolvendo escolas, comunidades e órgãos públicos voltados à prevenção e ao monitoramento para redução de riscos e desastres.

O Cemaden Educação, programa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) é um organizadores do curso, responsável pelo Módulo 2  que trata sobre “Ciência cidadã e Educação para Redução do Risco de Desastres (RRD)”. O próximo módulo será realizado no dia 30 de novembro, com o tema “Cartografias e plataformas digitais para identificação do perigo, risco e vulnerabilidade do lugar”.

O curso tem a carga horária de 60 (sessenta) horas, dividida entre educação à distância e presencial.  e teve início em 31 de agosto e término em 18 de dezembro de 2019, com a parte presencial realizada no último sábado de cada mês.

Promovido pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), por meio da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA) e pela Diretoria de Ensino da Região de Caraguatatuba da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE), o curso conta com a parceria, além do Cemaden, do Instituto Geológico (IG), do Instituto SuperEco e o Centro Estudios Desarrollo Regional y Políticas Públicas del Chile – CEDER (Universidad de Los Lagos).

Curso reúne pesquisas e ações para redução de risco de desastres

O Curso de Educação Ambiental para Redução de Riscos e Desastres no Litoral Norte de São Paulo é resultado de acordos realizados no IV Fórum Regional de Educação Ambiental do Litoral Norte (SP). Durante esse evento, constatou-se que havia muitas ações de diferentes instituições voltadas à educação ambiental para prevenção de risco e desastres, porém essas ações não estavam conectadas. Após dois anos da realização desse Fórum, as diferentes instituições estão juntas na organização desse curso.

A região do litoral norte do Estado de São Paulo, onde se localiza a Serra do Mar e planície litorânea, estão associados ocorrências de eventos de deslizamento de encostas e inundações a uma ocupação, muitas vezes precária e desordenada, o que ressalta a necessidade da elaboração de pesquisas, que auxiliem a articulação de políticas públicas de redução e prevenção de risco e desastres. Outro objetivo é o de fomentar a implantação de programas de educação ambiental e auxílio técnico à população. Nesse sentido, o curso pretende contemplar alguns dos temas indicados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, das diferentes áreas do conhecimento. Além da formação teórica o curso também desenvolverá oficinas, orientações metodológicas e estudos do meio acerca dos temas selecionados.

Cronograma do curso e módulos :

31/08 – Módulo 1 | Redução de Riscos de Desastres (RRD) na Base Nacional Comum Curricular/Currículo do Estado de SP;

28/09 – Módulo 2 | Ciência cidadã e Educação para RRD ( responsável Cemaden Educação);

26/10 –  Módulo 3 | Comunidades seguras – Resiliência por meio da educação;

30/11 – Módulo 4 | Cartografias e plataformas digitais para identificação do perigo, risco e vulnerabilidade do lugar;

18/12 – Entrega do portfólio e do projeto pedagógico em educação em redução de riscos de desastres.

Fonte : Ascom/Cemaden com Comunicação do IG

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …