Capa » Noticias » Cemaden Educação aborda prevenção de desastres no curso para professores no USP-Escola

Cemaden Educação aborda prevenção de desastres no curso para professores no USP-Escola

Apresentar propostas de atividades nas escolas com o tema prevenção de desastres foi a contribuição da equipe do Cemaden Educação – do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), direcionada aos professores do ensino básico, durante o 16º Encontro USP-Escola, realizado na Universidade de São Paulo (USP), na segunda quinzena deste mês.

A pesquisadora e educadora do Cemaden Educação, Patrícia Matsuo, apresentou conceitos básicos da temática prevenção e redução dos riscos de desastres e compartilhou as ações educativas da Campanha #AprenderParaPrevenir, que está com inscrições abertas até o dia 01 de outubro (http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2018).

“A integração do tema neste curso de biodiversidade e educação ambiental foi muito rica para todos os participantes.”, afirma Patrícia Matsuo, do Cemaden Educação. A pesquisadora explica que essas atividades reforçam a ideia de que ambientes insustentáveis potencializam os desastres e afetam seres humanos, os ecossistemas e outros seres vivos, em especial as espécies ameaçadas. “A intenção é de manter essa parceria nos próximos cursos de formação de professores do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores”, finaliza a pesquisadora.

Os professores participantes do curso na temática “As diversidades da biodiversidade: ações de educação ambiental no contexto escolar” – organizado pela professora Rosana Louro Ferreira Silva e pelo Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores – receberam contribuições da equipe do Cemaden Educação, na aula prática de campo, para exercitar a identificação de áreas de riscos de desastres como inundação e  deslizamento. Também receberam a revista de história em quadrinhos “Educação+Participação”, compartilhando ideias criativas para trabalhar o tema prevenção de riscos de desastres nas disciplinas.

O USP-Escola é um programa de extensão do Instituto de Física da universidade que oferece, gratuitamente, cursos de formação continuada para professores de diversas disciplinas do ensino básico.

A temática sobre educação ambiental contou com a participação de cerca de 15 professores de escolas públicas do Estado de São Paulo (Bertioga, Jacareí, Mauá, São Bernardo do Campo, São Luís do Paraitinga e São Paulo). Foi a realização da 3ª edição do curso e pela primeira vez a temática de prevenção de desastres naturais foi inserida como conteúdo na programação do USP-Escola.

(Fonte: Ascom-Cemaden)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …