Capa » Noticias » Cemaden e SC formalizam acordo para compartilhar dados de monitoramento na abertura de seminário

Cemaden e SC formalizam acordo para compartilhar dados de monitoramento na abertura de seminário

Abertura do I Seminário Catarinense de Avaliação dos Alertas do Cemaden (Foto: Ascom-Defesa Civil SC)

 

O I Seminário Catarinense de Avaliação dos Alertas do Cemaden teve a abertura oficial na manhã desta segunda-feira (12), na Universidade do Sul, em Palhoça, Santa Catarina, com a participação de representantes das Defesas Civis do estado, municipais e regionais, instituições federais, pesquisadores e profissionais ligados à área de desastres socioambientais.  O objetivo do evento  foi  debater sobre o conteúdo, tempestividade (ou tempo apropriado) e disseminação dos alertas emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a partir da experiência das defesas civis catarinenses.

Ainda, pela manhã, ocorreu a cerimônia de assinatura do contrato de aquisição da antena de estação de recepção remota dos satélites GOES-R e GOES-16 e a formalização do acordo de compartilhamento de dados com o Cemaden. Estiveram presentes na assinatura o secretário da Defesa Civil Estadual de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli e o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes.

O equipamento a ser instalado em SC fará a captação de imagens meteorológicas, em tempo real, da costa leste da América do Norte, das Américas Central e do Sul. Os dados serão enviados para o sistema da Defesa Civil de Santa Catarina e disponibilizados para a plataforma de dados do Cemaden, denominada SALVAR.  O início operacional da antena e a recepção dos dados está previsto para setembro-outubro deste ano.

Na abertura do seminário, o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes agradeceu a iniciativa da Defesa Civil estadual de Santa Catarina pela organização do primeiro evento regional, cuja proposta partiu durante o encerramento do I Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas, realizado pelo Cemaden, em abril de 2017. Destacou a importância de estreitar as relações da instituição com os usuários dos alertas e aperfeiçoar o sistema de alerta do Cemaden.

“ Neste evento,  além de esclarecer a missão principal   do Cemaden, estamos com as pessoas  que recebem e podem avaliar esses alertas emitidos, com a finalidade de aperfeiçoar o sistema.” , afirmou o diretor.

Agradeceu, também, a presença do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), ressaltando que, com seu trabalho de proteção e defesa civil nacional, considera uma instituição parceira e irmã do Cemaden. Enfatizou a importância da comunicação entre as instituições federais na gestão de riscos de desastres.

Interação entre pesquisa e operacional na prevenção e resposta à desastres

O diretor do Cemaden demonstrou a relevância do evento ser realizado na Unisul, pela importante participação das universidades no trabalho na área de  conhecimento e pesquisa, em interação com as Defesas Civis e Cemaden. “Somos uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A ciência e tecnologia é utilizada pelo Cemaden para aprimorar e avançar no monitoramento e emissão de alerta de riscos de desastres socioambientais.”, afirma Moraes.

O secretário estadual da Defesa Civil de Santa Catarina também fez destaque à união dos pesquisadores, universidades e Defesas Civis em busca do aprimoramento de resultados. “ Para alcançarmos os resultados voltados à preparação e  à redução de impactos de desastres, precisamos da interação entre os grupos operacionais e de pesquisa.”  Mostrando a preocupação com o crescimento dos habitantes nas áreas de risco, apresentou o histórico do crescimento da população do estado e em áreas urbanas de risco de desastres. “Comparado a 1983, quando o estado sofreu o maior impacto pelas enchentes no Vale do Itajaí, atualmente, a população urbana nas áreas de risco aumentou mais do que o dobro.”, afirma o secretário e complementa: “Agora, a ocupação urbana está nas áreas de encostas e de risco de deslizamentos. Em 2030, a projeção do IBGE é que a área urbana tenha um aumento triplicado em relação a 1983. Portanto, temos que definir estratégias, unindo os governos federal, estadual e municipal e a sociedade.”

Participaram, também, da abertura do I Seminário Catarinense de Avaliação dos Alertas do Cemaden, representando a Unisul, o diretor do Campus Universitário, Zacarias Alexandre Nassar e, representando o Cenad, o chefe da Divisão de Monitoramento, Tiago Molina Schnorr.

A programação do evento contou com palestras de pesquisadores e tecnologistas do Cemaden, de representantes de instituições federais e estaduais, além de sessões de debates com a participação de representantes de Defesas Civis municipais e regionais de Santa Catarina.

(Fonte: Ascom-Cemaden)

Foto: Ascom-Defesa Civil de SC

 

 

Foto: Ascom-Defesa Civil de SC

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …