Capa » Noticias » Cemaden e Defesa Civil realizam evento para avaliação de alertas de desastres no Paraná

Cemaden e Defesa Civil realizam evento para avaliação de alertas de desastres no Paraná

Com o objetivo de avaliar a qualidade dos alertas de desastres emitidos no estado do Paraná, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná (CEPDEC), o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR)  e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) realizarão o I Seminário Paranaense de Avaliação dos Avisos Meteorológicos e Alertas de Desastres, nesta terça-feira (06.11), no auditório do Palácio das Araucárias, em Curitiba (PR).

O evento é destinado a integrantes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e pesquisadores da área de desastres geo-hidrológicos,  com a participação da direção, coordenações, equipe de tecnologistas e pesquisadores do Cemaden. Nesse seminário, serão abordados temas  sobre  “O Papel do Cemaden no Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastre” e “Processo para elaboração de alerta do Cemaden”.

Este é o segundo evento organizado pela Defesa Civil do Estado do Paraná, pelo CEPED/PR e pelo Cemaden para avaliação de alertas. Ele dá continuidade à proposta de realização regional de avaliação dos alertas, que foi recomendação do I Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas do Cemaden, organizado pelo Cemaden, em São José dos Campos, em abril de 2017.

“O intercâmbio contínuo e eficaz de informações técnicas e científicas – associadas às experiências locais das Defesas Civis –  permitirá aprimoramentos no eixo “Monitoramento e Alerta” do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais,  formulado em 2012.”, destaca o diretor do Cemaden Osvaldo Moraes, lembrando que esse seminário de avaliação nacional cumpriu a proposta de avaliação dos alertas emitidos associados aos impactos dos desastres, previsto nos objetivos e Programa 2040 do Plano Plurianual de 2016 -2019.

O Cemaden também estará participando com palestras do I Seminário de Pesquisa de Redução de Desastres, organizado pela CEPED/PR e Funespar . O evento  será realizado em Curitiba, entre os dias 7 e 9 de novembro, no auditório da PUC-PR. Nesse evento, em parceria com diversas instituições atuantes na área de desastres, o Cemaden discutirá  os temas “A importância do feedback para a melhoria dos alertas”   e “ Avaliação dos conteúdos dos Alertas de Movimento de Massa”.

Além do diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, estarão participando dos eventos em Curitiba: o coordenador-geral de Operações e Modelagens, Marcelo Seluchi;  a coordenadora de Relações Institucionais, Regina Alvalá e as tecnologistas da Sala de Situação (Operação) : Carla Corrêa Prieto, Caroline Mourão e Graziela Scofield.

(Fonte: Ascom-Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …