Capa » Noticias » Cemaden divulgará os impactos da previsão climática no País

Cemaden divulgará os impactos da previsão climática no País

A partir deste mês, em reunião mensal, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – divulgará a Previsão Sazonal de Impactos em todo o território nacional. O principal objetivo é contribuir com os setores produtivos e agropecuários, além da possibilidade de tomada de decisões estratégicas, com referência à gestão de reservatórios de água para o abastecimento e para geração de energia.

Na reunião, o Cemaden apresentará projeções das vazões afluentes ao Sistema Cantareira e aos reservatórios de Três Marias (Minas Gerais) e de Serra da Mesa (Goiás), bem como os possíveis cenários nos açudes monitorados no semiárido da Região Nordeste. Ainda, para o semiárido brasileiro, serão apresentados os cenários mais prováveis de impactos na agricultura de sequeiro.

A primeira reunião será realizada no próximo dia 30 de julho (segunda-feira), às 14h00 (horário Brasília), no Auditório do CPTEC/INPE, em Cachoeira Paulista (SP). Na primeira parte da reunião, o CPTEC divulgará a análise e previsão climática sazonal para os meses de agosto, setembro e outubro de 2018 (ASO/2018). Na sequência, o Cemaden apresentará as projeções dos possíveis impactos decorrentes das previsões climáticas sazonais para o referido trimestre.

Mais informações para acompanhar ou participar da reunião em tempo real estão disponibilizadas no endereço: https://www2.cemaden.gov.br/convite-para-reuniao-mensal-de-previsao-sazonal-de-impactos/

(Fonte : Ascom Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …