Capa » Noticias » Cemaden divulga Relatório do Sistema Cantareira

Cemaden divulga Relatório do Sistema Cantareira

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgou o Relatório da Situação Atual e Previsão Hidrológica para o Sistema Cantareira, no site da instituição (www2.cemaden.gov.br), disponibilizando as análises da situação atual e projeções das vazões afluentes ao Sistema Cantareira, e da evolução do armazenamento hídrico do Sistema, para diversos cenários futuros de precipitações (na média climatológica, 25% e 50% abaixo e acima da média climatológica).

O modelo hidrológico usado para gerar as projeções de vazões foi calibrado e validado com  dados da rede de monitoramento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da rede de pluviômetros automáticos do Cemaden, estes últimos instalados nas sub-bacias dos Sistema Cantareira em maio de 2014 (totalizando  33 pluviômetros automáticos).

As informações da rede de monitoramento de chuvas também estão disponíveis no site do Cemaden, na aba “Acesse os Produtos” ou diretamente em  http://www2.cemaden.gov.br/mapainterativo. Nesse endereço, estão disponibilizados – no mapa e por municípios monitorados – todos os dados coletados a partir dos pluviômetros automáticos, radares meteorológicos e estações hidrológicas, bem como de produtos de satélites.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …