Capa » Noticias » Cemaden divulga o Boletim de Impactos em atividades estratégicas referente ao trimestre fevereiro-março e abril

Cemaden divulga o Boletim de Impactos em atividades estratégicas referente ao trimestre fevereiro-março e abril

 

Foi publicado,  nesta sexta-feira (15), o Boletim Mensal de Previsão de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil, elaborado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). A edição deste último boletim mostra os cenários mais prováveis de impactos nos recursos hídricos e na vegetação, em diferentes setores do Brasil, bem como na agricultura familiar de sequeiro para o semiárido, no decorrer do trimestre fevereiro, março e abril de 2019 (FMA/2019).

Destacou-se a situação do Sistema Cantareira, as projeções para as vazões afluentes aos reservatórios de Três Marias e Serra da Mesa e os possíveis cenários para os volumes armazenados nos açudes monitorados no semiárido da Região Nordeste, nos meses subsequentes.

Cantareira

A situação de armazenamento do reservatório do Sistema Cantareira (43%) é inferior à situação do ano anterior. Em um cenário hipotético de chuvas na média climatológica, o modelo hidrológico projeta que este reservatório poderá chegar a abril de 2019 em situação semelhante quando comparada ao mesmo período de 2018 (mesma faixa de operação, portanto, mesmo valor máximo potencial a ser extraído).

Reservatórios

Para a bacia afluente ao reservatório Três Marias, o modelo hidrológico projeta uma vazão em torno de 60% da MLT, situação semelhante ao mesmo trimestre fevereiro-março-abril de 2018.

Com referência à bacia afluente ao reservatório Serra da Mesa, o modelo hidrológico projeta uma vazão próxima a 61% da MLT (a média de longo termo da vazão), situação menos favorável que no trimestre fevereiro-março-abril de 2018.

Para a bacia do rio Madeira, na Região Norte, as projeções do Modelo Hidrológico Distribuído (MHD) indicam vazões próximas ao observado em 2014, sugerindo estado de atenção nos próximos meses.

Impactos da seca

De acordo com o Índice Integrado de Seca (IIS), considerando um cenário de chuva 20% abaixo da média para o trimestre FMA/2019, os Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do sul poderiam ser os mais afetados.

Nos municípios com calendário de plantio entre os meses de janeiro a março, são previstas condições de normalidade em algumas áreas, condição de seca fraca.

Para os municípios inseridos no sul do Estado do Maranhão, há possibilidade de queda da produção agrícola de sequeiro para o mesmo cenário de chuva 20% abaixo do esperado.

Informações mais detalhadas do  Boletim Mensal de Previsão de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil, referente ao trimestre fevereiro-março-abril de 2019, estão disponibilizadas no Portal do Cemaden, no endereço :

http://www2.cemaden.gov.br/boletim-de-impactos-em-areas-estrategicas-para-o-brasil-07022019/

Fonte:Ascom/Cemaden

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …