Capa » Noticias » Cemaden coleta dados agrícolas no semiárido para monitoramento dos impactos da seca na agricultura familiar

Cemaden coleta dados agrícolas no semiárido para monitoramento dos impactos da seca na agricultura familiar

Com a aproximação do fim do período de plantio de sequeiro no semiárido brasileiro, pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) têm visitado propriedades rurais de agricultura familiar para coletar dados agrícolas e informações sobre as práticas de convivência com o semiárido. As informações coletadas são armazenadas e utilizadas no monitoramento e análise dos impactos da seca dessa região.

“Os dados agrícolas – como tipo de cultivares e datas de plantios –  são essenciais para subsidiar  aprimoramentos do sistema de monitoramento realizado pelo Cemaden e  pesquisas sobre os riscos e impactos da seca na agricultura familiar de sequeiro.”, enfatiza a pesquisadora do Cemaden, Ana Paula Cunha, responsável pelo Projeto Seca-Wiki. Este projeto, que está sendo desenvolvido pelo Cemaden, inclui uma plataforma que permite que extensionistas rurais, e mesmo os agricultores familiares, tenham um envolvimento direto no monitoramento da seca agrícola na região e uma participação pró-ativa no uso e disseminação de dados agrícolas. Essa interação técnica- científica ocorre por meio da coleta e envio de informações específicas sobre o cultivar e manejo agrícola, utilizando o aplicativo para telefone celular denominado “Seca-Wiki”.

Além do acompanhamento em todas as fases do plantio, são também coletados dados socioeconômicos, os quais são relevantes para o desenvolvimento de estudos relacionados à vulnerabilidade, risco e impactos da seca.

Na segunda e terceira semanas do mês de abril deste ano, os pesquisadores do Cemaden, Magog Araújo de Carvalho e Germano Ribeiro Neto, visitaram 62 propriedades rurais de agricultura familiar, ocasião em que  coletaram  dados agrícolas em 20 municípios do interior da Paraíba e do Rio Grande do Norte, com o apoio e acompanhamento de técnicos da Emater dos dois estados.

No final de 2017, municípios inseridos na região semiárida do norte de Minas Gerais e no sul do estado da Bahia também receberam visitas dos pesquisadores do Cemaden, com a mesma finalidade. Os demais estados da região semiárida do Brasil serão visitados, em conformidade com  o calendário agrícola de plantio de sequeiro da região. Os dados coletados integrarão o banco de informações do Cemaden, os quais subsidiarão o monitoramento da safra 2017-2018.

  (Fonte: Ascom-Cemaden)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …