Capa » Noticias » Cemaden apoia evento sobre adaptação às mudanças climáticas frente a desastres

Cemaden apoia evento sobre adaptação às mudanças climáticas frente a desastres

Com o objetivo de discutir uma agenda de ações e pesquisas para construção de um Plano Metropolitano de Adaptação às Mudanças Climáticas frente a desastres, na Região Metropolitana de São Paulo, desde ontem (dia 9), representantes de instituições acadêmicas, de pesquisas, entidades públicas e privadas – além das prefeituras dos municípios da região metropolitana de São Paulo  –  estão reunidos na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo (SP), no  Seminário Metropolitano sobre Governança de Risco e Adaptação às Mudanças Climáticas.

Promovido pelo Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC, o seminário conta com o apoio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que está na equipe coordenadora das discussões sobre gestão de riscos e desastres com relação aos impactos provocados pelas mudanças climáticas.

No fechamento do seminário,  no final desta tarde (dia 10), serão analisadas as propostas sobre informações, mapeamentos e investigações, as quais possam dar suporte na elaboração do plano metropolitano. Também serão definidas ações e as articulações das diversas instituições governamentais e de pesquisa, associadas à governança metropolitana e à gestão de riscos e desastres.

Os debates estão sendo coordenados  pelo pesquisador Victor Marchezini, do Cemaden; por Samia Sulaiman (Pós-graduação de Ciência Ambiental -USP) e por Kátia Canil (UFABC).

Informações e programação do evento estão disponibilizadas no endereço eletrônico : http://reitoria.ufabc.edu.br/eventos/evento/seminario-metropolitano-sobre-governanca-de-risco-e-adaptacao-as-mudancas-climaticas-09-e10-outubro-2017/

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …