Capa » Noticias » Cemaden apoia e participa de evento internacional de Matemática e Desastres Naturais

Cemaden apoia e participa de evento internacional de Matemática e Desastres Naturais

math-9-1

As contribuições das ciências exatas na pesquisa em mudança climática e iniciativas para adaptação, resiliência e mitigação de desastres estão sendo abordadas no Workshop Internacional sobre Matemática aplicada às Mudanças Climáticas e Desastres Naturais (International Workshop on Mathematics of Climate Change and Natural Disasters), iniciado nesta terça-feira (29) e se estendendo até o dia 2 de setembro, no auditório do Ema Palace Hotel, em São José dos Campos (SP).

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – também participa dessa iniciativa, já que os objetivos do evento estão diretamente relacionados ao eixo: alertar/prevenir desastres naturais. Ainda, do Brasil, participa o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), referência nacional em meteorologia e ciências espaciais, com reconhecimento no trabalho de monitoramento ambiental na região amazônica.

O evento internacional tem a participação do Imperial College London e da University of Reading, ambas do Reino Unido, e criadoras do Centro de Formação de Doutorado em Matemática do Planeta Terra (EPSRC Centre for Doctoral Training (CDT) in the Mathematics of Planet Earth (MPE).

O Uruguai está representado pelo Departamento de Ciências da Atmosfera do Instituto de Física (FCIEN), da Universidade da República, que mantém parceria com o Instituto Uruguaio de Meteorologia.

“No Brasil, temos um grupo de pesquisa interinstitucional denominado ‘Matemática e Desastres’, vinculado à Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), composto majoritariamente por jovens doutores de diversas instituições de todo o país.”, afirma o pesquisador do Cemaden, Leonardo Santos, coordenador desse grupo de pesquisa, informando que o grupo brasileiro conta com o apoio e aconselhamentos científicos de pesquisadores de grande experiência e renome nacional e internacional, como o do climatologista José Marengo (Cemaden) e de Massato Kobiyama (IPH-UFRGS).

O pesquisador do Cemaden destaca que esse evento é um primeiro passo para a internacionalização desse grupo, em parceria com o forte grupo “Mathematics of Planet Earth”.

O workshop visa estabelecer um fórum comum para discussão de técnicas matemáticas e modelagens físicas e empíricas aplicadas à adaptação e resiliência. A formalização de parcerias para criar uma rede de pesquisa e o estabelecimento de projetos colaborativos, entre as instituições nacionais e internacionais, são outros objetivos do evento.

Mais informações : MaTH: Mathematics Threat Hazard no site: http://www.lac.inpe.br/cciarm/.

(Fonte: Ascom Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …