Capa » Noticias » Cemaden abre oportunidade para bolsas de pesquisa e desenvolvimento (DTI-A e EXP-A)

Cemaden abre oportunidade para bolsas de pesquisa e desenvolvimento (DTI-A e EXP-A)

AVISO: Processo de seleção encerrado ou em fase de análise.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN/MCTIC, através do projeto intitulado “Desenvolvimentos Científicos e Tecnológicos para o Monitoramento e Gestão de Efeitos Adversos de Eventos Hidrológicos Críticos” oferece 6 (seis) bolsas nas modalidades DTI-A e EXP-A. O valor das bolsas segue tabela de remuneração do CNPq, R$ 4.000,00.

Prazo de duração de cada bolsa: 36 (trinta e seis) meses.

Local de trabalho: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN/MCTIC, Parque Tecnológico de São José dos Campos – SP.

Início imediato.

As atividades e requisitos de cada bolsa são:

Bolsa 1

Atividades:
Desenvolvimento tecnológico de novos requisitos e funcionalidades para plataforma web de monitoramento e alertas de desastres naturais.

Requisitos:
Profissional de nível superior com, no mínimo, 6 (seis) anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação na área de pesquisa do projeto: desenvolvimento de aplicações web utilizando Java EE e frameworks relacionados; conhecimento de HTML, CSS, Javascript e SQL.

Bolsa 2

Atividades:
Desenvolvimento tecnológico e integração de novos produtos em plataforma web de monitoramento e alertas de desastres naturais

Requisitos:
Profissional de nível superior com, no mínimo, 6 (seis) anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação na área de pesquisa do projeto: desenvolvimento de aplicações utilizando linguagem Java; conhecimento de SQL, Python, HTML, CSS e Javascript.

Bolsa 3

Atividades:
Pesquisas e desenvolvimento de ferramentas de mapeamento de ameaças de inundação em bacias prioritárias.

Requisitos:
Profissional de nível superior com, no mínimo, 6 (seis) anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação na área de pesquisa do projeto: Hidrologia, com conhecimento em modelagem computacional, sensoriamento remoto, sistema de informações geográficas, estatística e linguagem de programação (Python, Matlab, R ou outras similares).

Bolsa 4

Atividades:
Pesquisas, desenvolvimento e aplicações de metodologia para definição de cotas de referência de impactos de inundação para sistemas de alerta em bacias prioritárias.

Requisitos:
Profissional de nível superior com, no mínimo, 6 (seis) anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação na área de pesquisa do projeto: Desastres Naturais, com conhecimento em hidrologia, sensoriamento remoto, sistema de informações geográficas, estatística e linguagem de programação (Python, Matlab, R ou outras similares).

Bolsa 6

Atividades:
Pesquisas e desenvolvimento de ferramentas de análise de risco de escassez hídrica em regiões/bacias prioritárias.

Requisitos:
Profissional de nível superior com, no mínimo, 6 (seis) anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação na área de pesquisa do projeto: hidrologia, modelagem hidrológica, estatística, sensoriamento remoto, entre outros, com conhecimento em linguagem de programação (python, Fortran, Grads, e outros).

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …