Capa » Noticias » Cemaden abre inscrições para uma Bolsa da Finep/MCTI, destinada a estudos na Região do Pantanal

Cemaden abre inscrições para uma Bolsa da Finep/MCTI, destinada a estudos na Região do Pantanal

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) abriu inscrições para uma vaga de Bolsa da Finep ( Financiadora de Estudos e Projetos//MCTI), vinculada à Rede Pantanal do MCTI, sub-componente 2, coordenado pelo climatologista José A. Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden. O prazo de inscrição vai até o dia 04 de abril de 2021.

O bolsista trabalhará com dados ambientais (observacionais e modelos), índices de extremos climáticos e risco de fogo. O(A) candidato (a) selecionado(a) trabalhará de forma remota, mas, assim que a situação da pandemia se estabilizar, ficará sediado na unidade do Cemaden, em São José dos Campos (SP), e terá interação com pesquisadores do INPE e da UFRJ, também vinculados à Rede.

O (A) candidato (a) deve ter Mestrado em Agronomia, Meteorologia, Hidrologia, ou outras áreas relevantes para o projeto de pesquisa. É importante para vaga o conhecimento prático em métodos estatísticos, ambiente Linux e softwares R ou GrADS. Será considerado um diferencial a experiência com manipulação de dados NeCDF, Tiff e análise de dados de sensoriamento remoto. Também é desejável experiência com modelos climáticos para trabalhar com cenários futuros de clima com modelos do IPCC.

O candidato (a) não deverá ser estudante.

Os interessados devem enviar curriculum vitae para o e-mail de José A. Marengo ( jose.marengo@cemaden.gov.br).

O selecionado receberá Bolsa no valor de R$ 3.000,00 mensais por um período de 13 meses.

 

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …