Capa » Noticias » Cemaden abre inscrição para candidato à Bolsa do CNPq na área de Meteorologia

Cemaden abre inscrição para candidato à Bolsa do CNPq na área de Meteorologia

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –  está com inscrição aberta para uma Bolsa  EXP-A, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o objetivo de desenvolvimento de pesquisa na área de Meteorologia , em São José dos Campos (SP).

O candidato à Bolsa deve apresentar as seguintes qualificações :  ter  Mestrado em Meteorologia,  com conhecimento de programação e GRADs, boa redação.

As atividades de pesquisa  a serem desenvolvidas no Cemaden são :

-Levantamento das ocorrências de desastres naturais : movimento de massa, inundação e enxurrada no Brasil, disponibilizadas pelo Sistema Integrado de Alerta de Desastres Naturais – SIADEN, do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais; Análises dos extremos de precipitação relacionados às ocorrências acima descritas.

-Verificações dos alertas enviados diariamente pela equipe operacional de desastres naturais do Cemaden.

-Organização da Reunião Mensal de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil, para divulgação dos resultados das avaliações de ocorrências de desastres naturais, bem como os cenários mais prováveis de impactos da seca nas reservas hídricas e na agricultura em todo o País.

-Atualização dos dados das estações hidrológicas da ANA e INMET das principais bacias monitoradas, as quais poderão contribuir para a validação das previsões de impactos em Hidrologia.

A Bolsa EXP-A/CNPq terá a duração de 6 meses, no período 01 de junho à  30 de novembro de 2019 e não será renovável. O valor mensal da Bolsa é de R$ 4 mil.

Os interessados  devem enviar o Curriculum Lattes atualizado para o e-mail sueli.rosa@cemaden.gov.br até o dia 29 de maio de 2019.

(Fonte: Ascom/Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …