Capa » Noticias » Candidatos a diretor do Cemaden apresentam propostas de gestão ao Comitê de Busca

Candidatos a diretor do Cemaden apresentam propostas de gestão ao Comitê de Busca

Dando continuidade ao processo de busca e seleção do(a) novo(a) diretor(a) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – o Comitê de Busca esteve no Parque Tecnológico em São José dos Campos (SP), na última terça-feira (30 de abril), para a coordenar a apresentação pública e realizar as entrevistas individuais dos candidatos ao cargo.

Na programação, a apresentação pública dos planos de gestão – feita por cada um dos seis candidatos – ocorreu na parte da manhã, no auditório do Parque Tecnológico, aberta aos servidores do Cemaden e ao público em geral. O presidente do Comitê de Busca, Jaílson Bittencourt de Andrade, da Universidade Federal da Bahia, fez a abertura dos trabalhos, explicando o processo de seleção e a função do comitê, cujos integrantes foram convidados pelo MCTIC.

“O Memorial e Plano de Trabalho dos candidatos serão objetos de avaliação deste comitê, que tem o papel e competências técnico-científicas para a indicação técnica dos nomes da lista tríplice a ser encaminhada ao ministro Marcos Pontes.”, afirmou o presidente do comitê, Jaílson Bittencourt de Andrade.

Na apresentação pública, os candidatos tiveram 30 minutos para fazerem a exposição do Plano de Trabalho. Apresentaram-se no horário e ordem, previamente divulgada pelo Comitê de Busca, os seguintes candidatos: Maria da Purificação Teixeira, João Vianei Soares, Ricardo Augusto Felício, Tércio Ambrizzi,  Osvaldo de Moraes e Carlos de Angelis.

Na parte da tarde, o Comitê de Busca fez a entrevista individual com os candidatos, em uma sala de reunião do Cemaden, finalizando com o fechamento da Ata do processo e indicação dos três nomes, os quais não serão divulgados ao público, cabendo ao ministro a escolha do diretor. “Esse processo de busca é extremamente importante ao Cemaden. Já ocorreu em outras instituições ligadas ao ministério e é bem aceita. Permite o conhecimento público das competências dos candidatos e do processo de escolha do gestor.”, destacou o presidente do Comitê de Busca.

O subsecretário de Unidades Vinculadas, Lorenzo Jorge Eduardo Cuadros Justo Junior e Higor Thales Rocha Lopes, da Coordenação-Geral de Gestão das Unidades de Pesquisa, ambos do MCTIC, acompanharam o Comitê de Busca no apoio da coordenação dos trabalhos, em São José dos Campos.

“O processo protege as instituições de quaisquer influências na escolha de diretores. O comitê é formado por pessoas diretamente ligadas à área científica e de conhecimento relacionados à instituição.”, diz o subscretário de Unidades Vinculadas, Lorenzo Cuadros Justo Junior. Ele considera que o sistema de busca traz garantia de legitimidade ao cargo de diretor, junto a um colegiado, além da transparência do processo.

Os integrantes do Comitê de Busca do(a) novo(a) diretor(a) do Cemaden que estiveram em São José dos Campos foram: Jaílson Bittencourt de Andrade (presidente), da Universidade Federal da Bahia; Ana Luíza Coelho Netto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Eunice Maia de Andrade, da Universidade Federal do Ceará e Francisco de Assis Mendonça, da Universidade Federal do Paraná.

(Fonte : Ascom/Cemaden)

 

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …