Capa » Noticias » Campanha #AprenderParaPrevenir reforça o tema sobre preservação da água em evento nacional infanto-juvenil

Campanha #AprenderParaPrevenir reforça o tema sobre preservação da água em evento nacional infanto-juvenil

Estimular a reflexão e o desenvolvimento de ações educativas para a redução de riscos de desastres, conservação da água e de enfrentamento das mudanças no clima são as propostas levadas pela equipe do Cemaden Educação- do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cerca 70 jovens de todas as regiões do Brasil, que participam da oficina de formação sobre “Pluviômetros Água D+ ou D-“. A ação reforça a Campanha #AprenderParaPrevenir, que nesta 3ª edição abre discussões nos temas relacionados à água e à prevenção de desastres socioambientais.

O evento ocorre no município de Sumaré (SP), uma etapa nacional dentro agenda da V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada nos dias 15 a 18 de junho. Neste ano, a conferência tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Esse tema está em consonância com a implementação da Lei das Águas (Lei n° 9.433/1997), dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.

A equipe do Cemaden Educação ( pesquisadoras Rachel Trajber e Débora Olivato) e o pesquisador do Cemaden Victor Marchezini farão abordagens sobre a questão da água e prevenção de desastres socioambientais, com o objetivo de ampliar a mobilização e incentivar projetos e práticas em prevenção de riscos de desastres socioambientais.

A conferência é o encontro nacional das delegações estaduais para realização oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.

Serão aproximadamente 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo País, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas.

Campanha #AprenderParaPrevenir

A Campanha #AprenderParaPrevenir de 2018 abriu inscrições para que escolas, Defesas Civis e universidades de todo o país divulguem suas ações educativas inspiradas pelo tema “Água [D+ ou D-] = desastre?”.

A campanha estimula os seguintes questionamentos: ”Mas será que é mesmo a água ou a chuva que geram tantos desastres? Apenas o excesso ou a falta de água podem causar desastres? Está certo ‘culpar’ a água pelos desastres?”.

As inscrições podem ser feitas até 1º de outubro de 2018, pelo endereço: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2018.  

(Fonte: Ascom-Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …