Capa » Noticias » Campanha #AprenderParaPrevenir do Cemaden Educação recebe apoio de entidade científica internacional

Campanha #AprenderParaPrevenir do Cemaden Educação recebe apoio de entidade científica internacional

Os projetos e ações educativas inscritos na 4ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir 2019  terão sua divulgação e compartilhamentos ampliados em nível nacional e internacional. Essa ampliação será possível pelo apoio recebido, neste ano, da União Geofísica Americana (American Geophysical Union-AGU), instituição científica norte-americana, que promove a Ciência na sociedade de forma global . A Campanha #AprenderParaPrevenir é uma iniciativa do Cemaden Educação – programa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O apoio ocorreu pela seleção do projeto do Cemaden Educação Rede de Escolas e Comunidades de Prevenção de Riscos de Desastres”, pela União Geofísica Americana, entre os 100 projetos selecionados e premiados no mundo (e um dos três selecionados na América do Sul),  dentro das atividades comemorativas do centenário de existência da entidade científica.

A pesquisadora e coordenadora do Cemaden Educação, que lidera o projeto selecionado, Rachel Trajber, explica que o trabalho científico visa envolver as comunidades em torno de escolas para aumentar a percepção das comunidades sobre o risco de desastres socioambientais.

“Por meio do compartilhamento de conhecimento científico, dos saberes tradicionais e das experiências locais poderemos auxiliar a prevenção, e resiliência dessas comunidades apontando para a sustentabilidade”  enfatiza a coordenadora do Cemaden Educação. A pesquisadora informa, também, que o apoio recebido da premiação prevê a realização da 4ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir 2019.  O Cemaden Educação irá utilizar os subsídios recebidos na premiação para a realização de vídeos, hotsite, premiação da Campanha (estações meteorológicas digitais e kits educacionais para as escolas selecionadas), para divulgar na região amazônica (parceria com uma personagem regional chamada Recicleia), além de despesas com divulgação digital e Correio.

“Este apoio ampliará a divulgação da Campanha e o engajamento das comunidades escolares, acadêmicas e Defesas Civis para compartilhar as ações educativas na prevenção de desastres.”, destaca a pesquisadora.

Os projetos científicos selecionados pela União Geofísica Americana (AGU), em todos os continentes, pelo evento comemorativo denominado “Centenário ao Redor do Mundo – Celebre 100 Projetos”, abrangem temas científicos variados e podem ser visualizados no Google Maps pelo endereço: https://centennial.agu.org/celebrate100-awarded-projects/

Campanha#AprenderPraPrevenir :  como participar

Reduzindo o risco de desastres :  ações educativas em tempos de mudanças climáticas”  é o tema da 4ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir de 2019, organizada pelo Cemaden Educação.

A equipe do Programa Cemaden Educação está convidando Escolas de Ensino Básico, Defesas Civis, Universidades/Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia para participarem dessa campanha, compartilhando projetos/ações educativas locais, envolvendo conhecimentos e saberes sobre as causas e efeitos dos eventos extremos.

 É importante lembrar que o Cemaden Educação foi reconhecido pela Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, em inglês) como projeto de referência de boas práticas a serem implementadas na formação e sensibilização de Educação em nível nacional. A publicação da UNFCCC relaciona o projeto Cemaden Educação ao Artigo 6º da Convenção, que destaca a necessidade da execução de programas de educação e a participação pública no tratamento da mudança do clima e prevenção de desastres naturais.

O tema da campanha deste ano tem o objetivo de aumentar a percepção de riscos de desastres socioambientais, em especial, nas áreas mais vulneráveis do País. As ações envolvem a Educação para difusão de uma cultura de redução de riscos de desastres em tempos de mudanças climáticas, além do fortalecimento da proteção das comunidades.

Período de inscrições

O período previsto para a inscrição de projetos é a partir do dia 1º até 31 de outubro de 2019. As inscrições podem ser feitas pelo endereço:

 http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2019

Premiação

A premiação será a doação de pluviômetros semiautomáticos, kits educativos e estações meteorológicas didáticas. Essa premiação será realizada  por sorteio e por mérito.  Serão sorteados os projetos que estejam de acordo com Guia de Orientação da Campanha #AprenderParaPrevenir.

Mais informações da Campanha #AprenderParaPrevenir podem ser obtidas pelo e-mail  : campanha.cemaden@gmail.com  e no site do Cemaden Educação :  http://educacao.cemaden.gov.br/

(Fonte: Ascom/Cemaden)

Confira também

Cemaden participa da semana de Ciência e Tecnologia em Brasília e organiza atividades para o Vale do Paraíba

Há 15 anos, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) insere o mês …