Capa » Noticias » Boletim do Cemaden aponta impactos da seca em diferentes regiões do País

Boletim do Cemaden aponta impactos da seca em diferentes regiões do País

O Boletim Mensal de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil, referente ao trimestre março-abril-maio de 2020 (MAM-2020), elaborado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) – apresenta os cenários mais prováveis de impactos em diferentes setores produtivos do Brasil. Isso inclui o diagnóstico (Fevereiro/2020) e projeção (Março/2020) do Índice Integrado de Seca (IIS) para todo o Brasil, avaliação dos impactos da seca na agricultura familiar de sequeiro e previsão de impactos nos recursos hídricos.

No mês de fevereiro, o Índice de Integrado de Seca (IIS) apontava intensificação da seca na Região Sul do País e no Estado do Mato Grosso, com condição de seca fraca à extrema. No cenário projetado para março de 2020, (com chuva 30% abaixo da média) esse índice (ISS) indica a intensificação das condições de seca em diferentes regiões do País. Já o cenário do IIS com chuva 30% acima da média, aponta para o mês de março uma atenuação das condições de seca no País.

Além da avaliação dos impactos da seca na agricultura familiar de sequeiro e previsão de impactos nos recursos hídricos para o trimestre março-abril-maio de 2020, o boletim aborda, em especial,  a situação atual e as projeções de vazões afluentes aos reservatórios do Sistema Cantareira, Três Marias e Serra da Mesa, bem como o cenário esperado para o volume armazenado do Rio Madeira na região Norte do País, no decorrer do referido trimestre. Sobre os reservatórios, a situação de armazenamento está mais otimista, comparado ao trimestre do ano passado, em razão das chuvas de fevereiro registradas acima da média climatológica.

Informações mais completas do Boletim Mensal de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil estão disponibilizadas no portal do Cemaden, pelo endereço :

 http://www2.cemaden.gov.br/categoria/monitoramento/boletim-de-impactos/

Fonte : Ascom/Cemaden

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …