Capa » Acordo entre Brasil e Japão (Gides)

Acordo entre Brasil e Japão (Gides)

O Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Projeto Gides) teve como objetivo, no âmbito do Cemaden, melhorar a capacidade brasileira de avaliar e reduzir riscos, aperfeiçoando o monitoramento, além de conduzir e organizar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação (P, D&I) sobre desastres naturais.

Neste contexto, os esforços concentraram-se em garantir que as tecnologias e os conhecimentos adquiridos por meio da cooperação técnica com o Japão contribuíssem para o desenvolvimento do setor no Brasil, bem como que a experiência dos técnicos brasileiros fosse eficientemente empregada na execução do Projeto, por meio das seguintes atividades:

  1. Desenvolvimento de procedimentos para o mapeamento e para a avaliação de risco;
  2. Desenvolvimento de ferramentas para auxiliar o planejamento da expansão urbana em áreas suscetíveis a desastres naturais;
  3. Desenvolvimento de métodos para cálculo de limiares e para a elaboração e transmissão de alertas;
  4. Melhoria dos sistemas informatizados para monitoramento, previsão, alerta e alarme;
  5. Elaboração de critérios unificados, entre União, Estados e Municípios, para as atividades de prevenção e resposta a acidentes e desastres de movimentos de massa.

O Projeto Gides foi desenvolvido de julho de 2013 a novembro de 2017 e envolveu para realização de suas atividades equipes técnicas do Ministério das Cidades (MCid – Coordenador Técnico), do Ministério da Integração Nacional (MI), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério das Minas e Energia (MME). A responsabilidade pela coordenação geral do Projeto coube à Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e à Agência de Cooperação Internacional do Japão.

Clique aqui para acessar o manual