Capa » Noticias » Evento reunirá cientistas nacionais e internacionais para discutir pesquisa e indicadores de risco de desastres socioambientais

Evento reunirá cientistas nacionais e internacionais para discutir pesquisa e indicadores de risco de desastres socioambientais

Organizado pelo Cemaden, o 1º Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres  ocorrerá entre os dias 6 e 8 de junho de 2017, em São José dos Campos (SP). O objetivo é discutir a estratégia nacional para construir uma agenda de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos em gestão de riscos e respostas a desastres para os próximos 15 anos.

O 1° Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres – BRAHVE (1st Brazilian Workshop on Assessment of Hazards, Vulnerability, Exposure and Disaster Risk Reduction) – ocorrerá entre os dias 6 e 8 de junho de 2017, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), reunindo renomados cientistas nacionais e internacionais, incluindo a participação de palestrantes e profissionais dos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Suíça, Colômbia, Costa Rica, Panamá e do Brasil. O evento inclui discussões de grupos de trabalhos, integrados por representantes de instituições de pesquisas, universidades, Defesas Civis, entidades públicas governamentais nacionais e internacionais.

Organizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – o evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O workshop visa discutir a estratégia brasileira para alcançar as metas do Marco de Ação de Sendai 2015-2030, no contexto de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos em gestão de riscos e respostas a desastres. Visa, também, articular parcerias de pesquisa com especialistas de outros países para estudos multidisciplinares que abordam a temática. Espera-se ainda, desenvolver capacidades locais para a construção de bancos de dados de ocorrência de desastres.

“O workshop é a primeira oportunidade de reunir destacados cientistas e profissionais de instituições nacionais e internacionais para debater sobre os desafios do conhecimento e desenvolvimentos em gestão de risco e desastres no Brasil”, aponta a pesquisadora e coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá.

A coordenadora lembra que, em abril de 2015, durante a reunião em Sendai (Japão), os 187 países signatários do Marco de Ação para o período 2015-2030 se comprometeram em desenvolver indicadores de risco e bancos de dados de desastres em escala nacional e resolução local. Por isso, considera importantes as discussões para a definição de diretrizes e bases conceituais, dentro da estratégia a ser adotada em resposta aos compromissos assumidos em Sendai.

A pesquisadora  Viviana Muñoz, da equipe de coordenação do evento, destaca a importância da articulação no estabelecimento de parcerias e redes de cooperação internacional para o avanço regional das pesquisas que subsidiem redução de riscos de desastres: “A documentação sistemática de dados sobre a ocorrência de desastres e sua disponibilização em formatos apropriados permitirá o avanço no desenvolvimento de indicadores de risco,  necessários para a redução da exposição e vulnerabilidades associadas a desastres”, enfatiza a pesquisadora.

Os interessados em participar do 1° Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres  (BRAHVE), podem fazer as inscrições, até o dia 19 de maio, no site do evento, pelo link http://www2.cemaden.gov.br/brahve-inscricao/

Palestrantes e Grupos de Trabalho

A programação do workshop inclui, no período da manhã, mesas-redondas que abordarão três temáticas: pesquisas e indicadores de riscos, Marco de Ação de Sendai e Bancos de Dados de Ocorrência de desastres. Entre os palestrantes, citam-se a Dra Norma Valencio (Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR) e o Dr. Carlos Nobre (do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas – INCTMC/MCTIC), Dr. Allan Lavell (da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales -FLACSO – Costa Rica), Dr. Ben Wisner (da University College London – Reino Unido), Dr. Santiago Uribe (Prefeitura de Medellín – Colômbia), Professor Andrés Velásquez (Corposso – Colômbia), além de representantes  do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (United Nations Global Assessment Report on Disaster Risk Reduction –UNISDR).

No período da tarde, Grupos de Trabalho – compostos por representantes de instituições de pesquisa, universidades, Defesas Civis e entidades governamentais – discutirão as temáticas, cujos resultados mais relevantes serão apresentados na manhã do dia 8 de junho.

 Chamada para inscrições de trabalhos de pesquisas (pôsters)

Ainda na programação do 1° Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres – BRAHVE, simultaneamente às reuniões dos Grupos de Trabalho, no período da tarde, ocorrerá a Sessão Especial “Ciência, Riscos e Desastres”, com as apresentações de trabalhos de pesquisas.

Os interessados em participar da Sessão Especial devem encaminhar um resumo de até 200 palavras e efetuar suas inscrições no evento até o dia 15 de maio, pelo link: https://goo.gl/muN6Ji

Informações mais detalhadas sobre o evento, inscrições, programação, mesas-redondas e critérios para o envio dos trabalhos de pesquisas estão no site do evento, disponibilizadas no link: http://www2.cemaden.gov.br/i-workshop-brasileiro-de-avaliacao-de-ameacas-vulnerabilidades-exposicao-e-reducao-de-risco-de-desastres/

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …