Capa » Noticias » 6º Webinário da Campanha #AprenderParaPrevenir traz experiências de projetos participativos nas escolas e na comunidade

6º Webinário da Campanha #AprenderParaPrevenir traz experiências de projetos participativos nas escolas e na comunidade

Com a temática “Desastres… O que podemos fazer?”,  educadores, especialistas e cientistas compartilharam as experiências do trabalho participativo junto às escolas e comunidades para a disseminação da ciência e  tecnologia, durante o 6º webinário, realizado no último dia 24 e organizado pelo Cemaden Educação, programa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Esse encontro virtual foi último da série de seis webinários da 5ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir 2020, com o objetivo de mobilizar e incentivar Escolas, Defesas Civis, Universidades, Institutos de Educação e agentes da Saúde Familiar a produzirem campanhas sobre a prevenção de desastres. Essas campanhas podem ter abordagens desde a pandemia até as relacionadas às questões climáticas, envolvendo a participação de suas comunidades.

A mediadora do encontro virtual e coordenadora do Cemaden Educação, Rachel Trajber, reapresentou as etapas para a participação na campanha. Fez um balanço dos encontros e debates virtuais realizados, quinzenalmente, desde julho deste ano, reunindo 18 palestrantes especialistas de 13 instituições, que abordaram temas desde vulnerabilidades socioambientais e de saúde, até as experiências nas Escolas, Universidades e Defesas Civis para a redução do risco de desastres. Destacou, também a importância do trabalho de construção de sociedades resilientes e o trabalho nas escolas para levar novas referências sobre sustentabilidade e proteção de riscos de desastres.  “Entre as formas abertas para chegar à sustentabilidade, além da gestão e dos currículos escolares, é importante a relação dos professores com a comunidade, numa perspectiva de educação constante e permanente.”, afirma a pesquisadora. “Isso possibilita o acesso das informações e conhecimentos pelas comunidades no trabalho participativo para a sustentabilidade e resiliência.”

Formação do docente e relações com a comunidade

A professora adjunta Carla Juscélia de Oliveira Souza, do Departamento de Geociências, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) afirma que “a formação do professor na temática ‘risco de desastres’ é emergente e emergencial e deve estar associada à questão também do currículo escolar”. Falou sobre os três pilares de formação do professor: pela extensão, ensino e pesquisa que potencializa a aprendizagem, formação, e transformação do professor. “Transformar o professor é, também, transformar uma sociedade”, destaca a professora, enfatizando as ações e produções dessa formação a curto, e longo tempo. Entre as possibilidades da temática. ”O que podemos fazer” apresenta propostas de relação Universidade e Comunidade, relação de teoria e prática, as pesquisas e as relações de vivência, diálogos, estudos, reflexões e autoavaliação. Compartilhou a experiência de ações de uma escola com a comunidade, em São João del-Rei (MG). Mostrou o trabalho coletivo dos alunos para identificar o risco, ações de interação, ações informativas e medidas corretivas, além de produções resultantes do conhecimento e pesquisa.

União do conhecimento científico e sabedoria popular

Apresentando as experiências em trabalhos de pesquisas e ações junto à comunidade, o geógrafo Pedro Carignato Basílio Leal, do Instituto Geológico, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, destacou a importância e necessidade de práticas na gestão comunitária de riscos de desastres. Mostrou projetos desenvolvidos nas comunidades de bairros da capital de São Paulo e do município de Ubatuba, litoral de São Paulo, com ações de gestão e prevenção de riscos de desastres, associadas a outras atividades comunitárias . “Os trabalhos de pesquisas e a inclusão de políticas públicas para gestão do risco de desastres devem contar com a participação direta das pessoas da comunidade.”, enfatiza Pedro Carignato e complementa: “Temos que juntar o conhecimento científico com a sabedoria popular. Para desenvolver ações na comunidade, é importante somar as ideias das instituições públicas, das universidades e da comunidade.” Destacou, também, a importância da  cooperação e organização comunitária, as relações e interações com a comunidade, ações sociais concretas e continuadas, entre outras e finaliza: “A ciência cidadã auxilia as pessoas e sustenta a democracia, que alimenta as políticas públicas, que auxiliam as pessoas, na constante e entrelaçada relação entre elas.”

Disseminação da ciência, tecnologia e educação não-formal nas escolas

O pesquisador do Cemaden, o físico Victor Mammana, coordenador do Programa WASH, apresentou as experiências do WASH e da parceria com o Programa Cemaden Educação nas atividades de ciência e cultura, levando a educação não-formal para o ensino fundamental. “A área da ciência dos desastres é riquíssima como instrumento de motivação para atividades de disseminação da ciência e tecnologia, tanto na articulação com as comunidades vulneráveis, como na parte de extensão de formação nas universidades.”, afirma o pesquisador. Ele destaca que essas ações e atividades de ciência e tecnologia, desenvolvidas junto às comunidades e às universidades, possibilitam alterar as realidades das comunidades vulneráveis. “O Programa WASH, além da ponte entre Universidades e o Ensino Básico, integra cerca de 220 bolsistas do Ensino Médio, espalhados por todo o Brasil, que se dedicam a desenvolverem atividades em escolas, no papel de multiplicadores da disseminação da ciência e tecnologia.” Mammana apresentou também, o trabalho do WASH e Cemaden Educação de vídeo produzido por alunos das escolas do ensino fundamental, sobre prevenção de desastres, além da série de episódios com atividades para crianças, voltados à ciência e cultura do Canal do Programa WASH.

Sobre os webinários da Campanha #AprenderParaPrevenir

As informações sobre como participar da campanha e a gravação dos seis webinários, estão disponibilizadas no site do Cemaden Educação no endereço:

Campanha : #AprenderParaPrevenir 2020

http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2020

Playlist webinários  #AprenderParaPrevenir 2020:

https://www.youtube.com/watch?v=OeVXqSkA5Rk&list=PLHtaKTOPDIDIgiztXxBzNJvlRatCW36jf

 

Fonte: Ascom/Cemaden

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …