Capa » Riscos geo-hidrologicos » 31/03/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

31/03/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Previsão de riscos geo-hidrológicos para 31/03/2020

 

Nesta terça-feira (31/03/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Pernambuco, Ceará e Bahia.

É mantida ALTA a possibilidade de ocorrências de eventos hidrológicos no norte do Estado do Piauí em função do acumulado de chuva, do tempo de concentração dos tributários aos rios principais e previsão de chuva localizada no decorrer do dia nessas áreas. Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos hidrológicos, no centro-norte do Piauí, centro, leste e norte do Maranhão, onde já apresentam acumulados significativos de chuva nos últimos dias e previsão de chuva localizada.

Para a região metropolitana de Fortaleza, de Salvador e do Recife considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos, devido aos acumulados dos últimos dias e à possibilidade de chuva.

 

  • Região Norte: Tocantins, Amazonas, Acre e Pará.

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrências de eventos hidrológicos no norte do Tocantins, na região metropolitana de Belém e no sul e centro do Amazonas, principalmente na região do Alto e Médio Purus, em função dos acumulados prévios de precipitação e dos altos níveis dos rios, os quais poderão ser incrementados devido à previsão de chuva. Atenção especial para a região metropolitana de Manaus devido ao elevado risco de eventos hidrológicos. Ainda em Manaus é considerada MODERADA a possibilidade de ocorrências de eventos de movimento de massa. No Vale do Juruá, considera-se ALTA a possibilidade de ocorrências de eventos hidrológicos devido ao elevado nível dos rios.

   

  • Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Para a região do Vale do Paraíba, para o sul do Rio de Janeiro (inclusive a capital e região Serrana) e sul de Minas Gerais considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …