Capa » Riscos geo-hidrologicos » 30/10/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

30/10/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta segunda-feira (30/10), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir: 

  • Região Sul: Paraná.

Há previsão de pancadas de chuva, de intensidade moderada a forte, em grande parte do Paraná no decorrer do dia. Poderão ser observados acumulados expressivos de precipitação no oeste e norte do estado, sendo MÉDIA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos. Nas demais regiões do Paraná as pancadas de chuva podem gerar, de forma isolada, altos acumulados de precipitação em um curto espaço de tempo, propiciando principalmente eventos de enxurradas em áreas urbanas densamente ocupadas, porém é BAIXA a possibilidade de envio de alertas.

  • Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva localmente fortes em grande parte de São Paulo, com destaque ao centro-leste do estado onde, principalmente a partir da tarde, podem ocorrer altos acumulados de precipitação em curto espaço de tempo em algumas localidades, desencadeando eventos de enxurradas e, caso limiares críticos sejam alcançados, movimentos de massa. Deste modo é MÉDIA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos nesta região destacada, e BAIXA para as demais regiões do estado. No Rio de Janeiro, e centro-sul e leste de Minas Gerais podem ocorrer pancadas de chuva localmente fortes, principalmente entre a tarde e a noite, com destaque a áreas mais suscetíveis a eventos geo-hidrológicos como a região metropolitana e serrana do Rio de Janeiro, a região metropolitana de Belo Horizonte e a Zona da Mata Mineira, onde é MÉDIA a possibilidade de envio de alertas, principalmente hidrológicos. Nas demais regiões é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas.

 

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …