Capa » Riscos geo-hidrologicos » 28/05/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico

28/05/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico

Previsão de riscos geo-hidrológicos para 28/05/2017

Neste domingo (28/05), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Nordeste: Alagoas e Pernambuco; Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

A previsão meteorológica indica a continuidade de chuva, na forma de pancadas intermitentes, na faixa litorânea entre Alagoas e Pernambuco. Devido à precipitação observada nas últimas 96 horas, os acumulados pluviométricos estão elevados nesta porção. A chuva prevista associada à vulnerabilidade dessas áreas em destaque mantém ALTA a possibilidade de abertura e atualização de alertas para processos de movimento de massa. Atenção especial para a Região Metropolitana de Maceió, com grande concentração de áreas suscetíveis a estes processos. Com relação ao risco hidrológico, é MÉDIA a chance de novos alertas, bem como a atualização daqueles vigentes. Também há previsão de chuva sobre o litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará; porém, não são esperados acumulados significativos. Dessa forma, é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas.

  • Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Há previsão de continuidade da chuva, variando de intensidade fraca a moderada, nas porções norte, nordeste e sudeste do estado do Rio Grande do Sul e em todo o Estado de Santa Catarina. A chuva das últimas 48 horas, que atingiu todo o Estado do Rio Grande do Sul, ocasionou acumulados elevados principalmente na metade norte do estado, desde a fronteira até as regiões da serra e metropolitana de Porto Alegre. A possibilidade de abertura e atualização de alertas hidrológicos é ALTA no nordeste gaúcho e sudeste de Santa Catarina. Com relação ao risco de processos de movimento de massa, é MÉDIA a chance de abrir e atualizar alertas no nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina. No Paraná, também há previsão de chuvas entre a região central e oeste, porém é BAIXA a possibilidade risco geo-hidrológico.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …