Capa » Riscos geo-hidrologicos » 28/02/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

28/02/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Neste domingo (28/02/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

Risco Hidrológico 

 

  • Região Norte: Amazonas, Acre e Rondônia.

 

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) nas mesorregiões Sudoeste e Sul do Amazonas, em todo Estado do Acre e na mesorregião Madeira-Guaporé em Rondônia em decorrência da elevação gradual dos Rios Juruá, Tarauacá, Purus, Acre e Madeira, os quais estão em cota de transbordamento e alerta em vários pontos das bacias. 

 

  • Região Nordeste: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

 

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 2) no leste de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, principalmente as Regiões Metropolitanas desses estados, onde há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada no decorrer do dia e aos acumulados prévios de chuva já registrados, podendo causar alagamentos e enxurradas. 

 

  • Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro ressaltadas na Figura 1, devido à previsão de pancadas de chuva localmente fortes, com potencial para gerarem altos acumulados em curto espaço de tempo, favorecendo eventos de enxurradas e alagamentos principalmente em áreas urbanas.  Nelas existem acumulados prévios e se localizam nas mesorregiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba, além da Região Macro-Metropolitana Paulista, para o estado de São Paulo; no sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira, Região Metropolitana de Belo Horizonte, além do Sul Fluminense, Região Metropolitana e Serrana do Rio de Janeiro.

 

  • Região Sul: Santa Catarina e Paraná.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões de Curitiba, no litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, devido à previsão de pancadas de chuva localmente fortes, com potencial para gerarem altos acumulados em curto espaço de tempo, favorecendo eventos de enxurradas e alagamentos principalmente em áreas urbanas.

Figura 1 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

 

Risco Geológico

 

  • Região Sudeste: São Paulo.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) nas mesorregiões Metropolitana e Macro Metropolitana de São Paulo e litoral Sul Paulista devido à alta suscetibilidade e grande quantidade de pessoas expostas em áreas de risco, juntamente a previsão de pancadas de chuva e aos acumulados prévios em alguns municípios. 

 

  • Região Sul: Santa Catarina e Paraná.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) no norte de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e Região da Grande Florianópolis, onde há previsão de chuva de intensidade moderada a forte no decorrer do dia, podendo ser suficientes para ultrapassar os limiares críticos e, assim, deflagrar deslizamentos de terra.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa no Sul Catarinense e Região Metropolitana de Curitiba, onde há previsão de chuva de intensidade moderada a forte no decorrer do dia.

 

  • Região Nordeste: Pernambuco, Paraíba e Bahia.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa na Zona da Mata de Pernambuco, Região Metropolitana de Recife e nas Regiões Metropolitanas de João Pessoa e Salvador, onde há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada no decorrer do dia e aos acumulados prévios de chuva já registrados, podendo ser suficientes para ultrapassar os limiares críticos e, assim, deflagrar deslizamentos de terra pontuais.

Figura 2 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …