Capa » Riscos geo-hidrologicos » 27/11/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

27/11/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta quarta-feira (27/11/2019), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

  

  • Região Nordeste: Bahia

Considera-se MUITO ALTO o risco de novos eventos, principalmente de deslizamentos, na região metropolitana de Salvador, devido aos acumulados elevados registrados no dia 26/11, associados com a previsão de continuidade de chuva, embora de menor intensidade. 

 

  • Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Há previsão de pancadas de chuva principalmente no centro-leste dos três estados da Região Sul. Para as áreas mencionadas o risco de eventos geo-hidrológicos é MODERADO.

 

  • Região Sudeste: São Paulo

A previsão meteorológica indica possibilidade de pancadas de chuva que poderá ser pontualmente forte principalmente na região metropolitana de São Paulo, podendo ocasionar eventos hidrológicos intensos de curta duração. Sendo assim, considera-se MODERADO o risco de eventos hidrológicos.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

10/12/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta terça-feira (10/12/2019), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …