Capa » Riscos geo-hidrologicos » 27/05/2016 – Previsão de risco geo-hidrológico

27/05/2016 – Previsão de risco geo-hidrológico

Previsão diária de risco geo-hidrológico para as próximas 24h.

Nesta sexta-feira (27/05/2016), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:

Região Nordeste: Alagoas, Sergipe e Bahia.

A previsão meteorológica indica chuva de intensidade moderada na faixa litorânea entre o sul de Alagoas, passando por Sergipe e norte da Bahia incluindo região metropolitana de Salvador. São esperados maiores acumulados principalmente na região litorânea entre o norte da Bahia e sul de Sergipe. Devido à alta vulnerabilidade dos centros urbanos das regiões destacada acima, caracterizadas pela ocupação densa, inclusive em encostas e áreas próximas à calha de rios/córregos urbanos de municípios costeiros, o cenário de risco indica ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa devido aos acumulados de precipitação já registrados e à previsão meteorológica de chuva com acumulados que poderão superar os limiares críticos. Também poderão ocorrer alagamentos e inundações em centros urbanos principalmente relacionados a problemas de drenagem.

 Região Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

A previsão meteorológica indica pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, ao longo do dia, na porção norte do Rio Grande do Sul, todo estado de Santa Catarina e porção central e sul do Paraná, com acumulados significativos de precipitação. Dessa forma, o cenário de risco indica BAIXA possibilidade de abertura de alertas de riscos geo-hidrológicos.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir, registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada), no seu municipío.  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN. Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

07/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta quinta-feira (07/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …