Capa » Riscos geo-hidrologicos » 26/02/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

26/02/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta sexta-feira (26/02/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

Risco Hidrológico 

 

  • Região Norte: Amazonas, Acre e Rondônia.

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) nas mesorregiões Sudoeste e Sul do Amazonas, em todo Estado do Acre e na mesorregião Madeira-Guaporé em Rondônia em decorrência da elevação gradual dos Rios Juruá, Tarauacá, Purus, Acre e Madeira, os quais estão em cota de transbordamento e alerta em vários pontos das bacias. 

 

  • Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) nas mesorregiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba, além da Região Macro-Metropolitana Paulista, devido à previsão de pancadas de chuva localmente fortes, com potencial para gerarem altos acumulados em curto espaço de tempo, favorecendo eventos de enxurradas e alagamentos principalmente em áreas urbanas. Também considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos no sul de Minas Gerais e Região Metropolitana de Belo Horizonte, além do Sul Fluminense, onde há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, podendo causar alagamentos e enxurradas.

Figura 1 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

 

Risco Geológico

 

  • Região Sudeste São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) nas mesorregiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba, além da Região Macro-Metropolitana Paulista, devido à alta suscetibilidade e grande quantidade de pessoas expostas em áreas de risco, juntamente a previsão de pancadas de intensidade moderada a forte e aos acumulados prévios em alguns municípios. Também considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa na Região Serrana do Rio de Janeiro e na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 

  • Região Sul: Santa Catarina.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) no nordeste de Santa Catarina, onde há previsão de chuva de intensidade moderada no decorrer do dia, podendo ser suficientes para ultrapassar os limiares críticos e, assim, deflagrar deslizamentos de terra pontuais.

 

  • Região Nordeste: Recife.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) na Região Metropolitana de Recife, onde há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada no decorrer do dia, podendo ser suficientes para ultrapassar os limiares críticos e, assim, deflagrar deslizamentos de terra pontuais.

Figura 2 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …