Capa » Riscos geo-hidrologicos » 25/04/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

25/04/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Neste sábado (25/04/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

Região Norte: Pará, Tocantins e Amazonas.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos no leste do Pará e no oeste do Estado do Tocantins, onde ainda há previsão de chuva e os níveis dos rios principais se encontram em elevação, favorecendo a possibilidade de ocorrência de inundação.

Para o nordeste dos estados do Pará e Tocantins mantém-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos devido aos acumulados observados nos últimos dias e à previsão de chuva ao longo do dia.

Também, é MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos para região de Manaus, devido a previsão de pancadas localizadas.

Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe e Bahia.

Mantém-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nos estados do Maranhão e do Piauí, devido aos elevados acumulados já observados e a previsão de chuva com acumulados significativos. Nessas áreas, os níveis dos rios principais se encontram em elevação, favorecendo a possibilidade de ocorrência de inundação.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos para o norte do Estado do Ceará e para o leste de Sergipe, com atenção às capitais, devido a previsão de pancadas de chuva.

Mantém-se ALTA possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa na região do Recôncavo Baiano, devido à sua alta vulnerabilidade, elevados acumulados nas últimas 48 horas e a previsão meteorológica que ainda indica chuva ao longo do dia, embora não sejam esperados acumulados tão expressivos quanto aqueles observados nos últimos dias.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …