Capa » Riscos geo-hidrologicos » 25/01/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

25/01/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

A previsão meteorológica indica condições favoráveis para a continuidade da chuva com acumulados expressivos para os próximos dois dias no Sudeste do Brasil. Considerando principalmente os altos acumulados observados nos últimos dias, em algumas localidades dessa região, há potencial para a deflagração de processos geo-hidrológicos que podem causar impactos significativos. Na região Nordeste, a previsão indica chuva, que pode ser em forma de pancadas, ao longo do dia, desde o litoral sul da Bahia até a região do Recôncavo Baiano.

 

No sábado (25/01/2020), considera-se MUITO ALTA a possibilidade de eventos de riscos geo-hidrológicos na Zona da Mata Mineira e na região metropolitana de Belo Horizonte, devido aos altos acumulados observados e à previsão meteorológica de continuidade de chuvas intensas ao longo dos próximos dias, somados à alta vulnerabilidade das áreas de riscos nessas regiões.  Mantém-se ALTA a possibilidade de eventos de riscos geo-hidrológicos no estado do Espírito Santo, no nordeste de Minas Gerais e no centro-norte do estado do Rio de Janeiro. Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos no sul de Minas Gerais, nas regiões Serrana e Metropolitana do Rio de Janeiro e na região do Recôncavo Baiano (Figura 1).

No domingo (26/01/2020), mantém-se MUITO ALTA a possibilidade de eventos de riscos geo-hidrológicos na região metropolitana de Belo Horizonte, devido aos altos acumulados dos últimos dias e à continuidade de chuvas previstas para essa região. Considera-se ALTA a possibilidade de eventos de riscos geo-hidrológicos no estado do Espírito Santo, no nordeste de Minas Gerais e na Zona da Mata Mineira. Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos no sul de Minas Gerais, na região Serrana do Rio de Janeiro e no centro-norte do estado do Rio de Janeiro (Figura 2).

 

Os níveis indicados no mapa podem ser alterados de acordo com os acumulados de chuva que serão observados nas próximas 24 horas associados à previsão de precipitação pelos modelos meteorológicos.

 

Ressalta-se que nas regiões em laranja, há ALTA possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos, tais como enxurradas, alagamentos, deslizamentos esparsos (incluindo queda de barreiras e taludes de corte-e-aterro). Essas regiões normalmente já apresentam um histórico de ocorrências ou evidências de movimentação de solo.

 

Nas localidades destacadas em vermelho (MUITO ALTO), há maior possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos quando comparado com os demais níveis. De forma geral, nestas localidades os eventos podem ser maior magnitude e atingindo áreas de maior abrangência, tais como inundações, deslizamentos de terra em áreas de encostas naturais e corridas de massa, mesmo em locais onde não se tem histórico de ocorrências.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Figura 02. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …