Capa » Riscos geo-hidrologicos » 24/01/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

24/01/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

A previsão meteorológica indica condições favoráveis para a continuidade da chuva nos próximos dois dias no Sudeste do Brasil. Considerando principalmente os acumulados elevados observados nos últimos dias, em algumas localidades dessa região, há potencial para a deflagração de processos geo-hidrológicos que podem causar impactos significativos. Na Região Nordeste, a previsão indica chuva, que pode ser em forma de pancada, desde o período da manhã, na faixa leste entre o sul da Bahia até Sergipe.

 

Na sexta-feira (24/01/2020), considera-se ALTA a possibilidade de eventos de riscos geo-hidrológicos no sul de Minas Gerais, na Zona da Mata Mineira, na região metropolitana de Belo Horizonte, no centro-sul do Espírito Santo, na região serrana e no centro-norte do estado do Rio de Janeiro. Mantém-se ALTA a possibilidade de eventos geodinâmicos na porção nordeste de Minas Gerais, no centro-norte do Espírito Santo e na região metropolitana de Salvador, devido aos altos acumulados já registrados. Na região metropolitana do Rio de Janeiro, no litoral Norte e no Vale do Paraíba em São Paulo, mantém-se MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos (Figura 1).

 

No sábado (25/01/2020), mantém-se ALTA a possibilidade de eventos de riscos geo-hidrológicos no sul de Minas Gerais, na Zona da Mata Mineira, na região metropolitana de Belo Horizonte, no centro-sul do Espírito Santo e na região serrana do Rio de Janeiro. Devido aos altos acumulados observados nos últimos dias, mantém-se ALTA a possibilidade de eventos geodinâmicos no nordeste de Minas Gerais e no centro-norte do Espírito Santo. Na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, no centro-norte do estado do Rio de Janeiro, no litoral Norte e no Vale do Paraíba em São Paulo e na região metropolitana de Salvador, passa a se considerar MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos (Figura 2).

 

Os níveis indicados no mapa podem ser alterados de acordo com os acumulados de chuva que serão observados nas próximas 24 horas associados à previsão de precipitação pelos modelos meteorológicos.

 

Ressalta-se que nas regiões em laranja, há ALTA possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos, tais como enxurradas, alagamentos, deslizamentos esparsos (incluindo queda de barreiras e taludes de corte-e-aterro). Essas regiões normalmente já apresentam um histórico de ocorrências ou evidências de movimentação de solo.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Figura 02. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …