Capa » Riscos geo-hidrologicos » 23/01/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

23/01/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nos próximos dias, o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

A previsão meteorológica indica condições favoráveis a acumulados expressivos de chuva nos próximos dois dias na Região Sudeste do Brasil. Considerando o grande volume de chuvas dos últimos dias em algumas localidades dessa região, há potencial para a deflagração de processos geo-hidrológicos que podem causar impactos significativos. Na Região Nordeste a previsão indica chuva que podem ser em forma de pancada, desde o período da manhã, na faixa leste entre o sul da Bahia até Sergipe.

 

Na quinta-feira (23/01/2020) mantém-se ALTA a possibilidade de eventos de risco geo-hidrológicos na Zona da Mata de Minas Gerais e região metropolitana de Belo Horizonte; no centro-sul do Espírito Santo, com especial atenção a região metropolitana de Vitória. Nas áreas destacadas em amarelo nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Sergipe considera-se MODERADA a possibilidade de eventos de risco hidrológico, em especial enxurradas em grandes centros urbanos, e deslizamentos pontuais caso limiares críticos sejam atingidos.

 

Na sexta-feira (24/01/2020) a possibilidade de eventos de risco geo-hidrológicos na Zona da Mata de Minas Gerais, na região metropolitana de Belo Horizonte e no centro-sul do Espírito Santo aumentam para o nível MUITO ALTO. Na região de Teófilo Otoni (MG), no centro-norte e na região serrana do Rio de Janeiro e centro-norte do Espírito Santo passa a se considerar ALTA. No litoral Norte e Vale do Paraíba em São Paulo, sul de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e na região metropolitana de Salvador passa a se considerar MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos.

 

Ressalta-se que a regiões em laranja (ALTO), há alta possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos, tais como enxurradas, alagamentos, deslizamentos esparsos, incluindo queda de barreiras na beira de estradas e nas áreas de risco que estão próximas ou sob encostas declivosas e taludes de corte-e-aterro, as quais normalmente já apresentam um histórico de ocorrências ou evidências de movimentação de solo.

 

Nas localidades destacadas em vermelho (MUITO ALTO), há maior possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos quando comparado com os demais níveis. De forma geral, nestas localidades os eventos podem ser maior magnitude e atingindo áreas de maior abrangência, tais como inundações, deslizamentos de terra em áreas de encostas naturais e corridas de massa, mesmo em locais onde não se tem histórico de ocorrências.

 

 

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …