Capa » Riscos geo-hidrologicos » 22/02/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

22/02/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Neste sábado (22/02/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A previsão indica chuva localizada com acumulados significativos no decorrer do dia no centro-leste de São Paulo, com atenção à Baixada Santista, Litoral Norte de São o Paulo e centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana do Rio de Janeiro, onde há chance de eventos hidrológicos de curta duração, como enxurradas e alagamentos urbanos em áreas densamente povoadas e com deficiência de drenagem e/ou canalização aberta, além de deslizamentos de terra que podem acontecer em encostas habitadas e/ou taludes de corte-e-aterro. Desta forma, considera-se ALTA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos nessas áreas, os quais podem também causar transtornos nas rodovias que estarão bem movimentadas por conta do feriado de Carnaval. Nas demais áreas destacadas no mapa, tem-se possibilidade MODERADA de ocorrência de eventos geo-hidrológicos.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …