Capa » Sem categoria » 21/09/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

21/09/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta segunda-feira (21/09/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as

mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

Região Sudeste: São Paulo e Rio de Janeiro.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa no litoral sul, região metropolitana e serrana do Rio de Janeiro, devido a atuação de uma frente fria que pode gerar pancadas de chuva e acumulados significativos nessas localidades. Também é considerada MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa no litoral norte de São Paulo e baixada santista.

Para eventos de risco hidrológico, como enxurradas e inundações rápidas é considerada MODERADA a possibilidade de eventos nas regiões do litoral norte de São Paulo e centro-sul do Rio de Janeiro.

 

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos

Confira também

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Setembro/2021.

A Figura I mostra o risco de seca para o plantio realizado no mês de …