Capa » Riscos geo-hidrologicos » 21/06/2016 – Previsão de risco geo-hidrológico

21/06/2016 – Previsão de risco geo-hidrológico

Previsão diária de risco geo-hidrológico para as próximas 24h.

Nesta terça-feira (21/06/2016), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sul: Paraná e Santa Catarina.

A previsão meteorológica é de chuva de intensidade moderada no decorrer do dia no centro-sul e leste do Paraná e nordeste de Santa Catarina. Entretanto, os acumulados pluviométricos deverão estar abaixo dos limiares críticos mantendo BAIXA a possibilidade de abertura de alertas de risco .

  • Região Sudeste:São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo

A previsão meteorológica indica chuva de fraca intensidade ao longo do dia no sul e centro-leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Por não serem esperados acumulados pluviométricos expressivos, não atingindo portanto limiares críticos, é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas de risco .

  • Região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia

A previsão meteorológica indica chuva de intensidade fraca à moderada no decorrer do dia em toda a faixa litorânea leste do nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e no centro-norte da Bahia, incluindo a Região Metropolitana de Salvador. Apesar dos baixos acumulado registrados nos últimos dias, a alta vulnerabilidade dos centros urbanos localizados no litoral leste do Nordeste, especialmente as regiões metropolitanas de Recife, João Pessoa e Natal, caracterizadas pela ocupação densa, inclusive em encostas e áreas próximas à calha de rios/córregos urbanos de municípios costeiros, faz com que seja MÉDIA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos para a região..
 

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir, registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada), no seu municipío.  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …