Capa » Riscos geo-hidrologicos » 18/11/2016 – Previsão de risco geo-hidrológico

18/11/2016 – Previsão de risco geo-hidrológico

Nesta sexta-feira (18/11/2016), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva no decorrer do dia entre o centro-leste de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os maiores acumulados estarão concentrados no leste de Minas Gerais e grande parte do Espírito Santo, onde a intensidade da chuva pode variar entre moderada e forte. Atenção especial para os municípios costeiros, pois a amplitude das marés dificultam o escoamento fluvial. Para estas regiões permanecerá ALTA a possibilidade de envio/atualização de alertas de risco geo-hidrológico devido aos acumulados prévios e o indicativo de continuidade da chuva. Para as demais regiões citadas é MÉDIA a possibilidade de abertura/atualização de alertas de risco geo-hidrológicos. Em São Paulo há condições para pancadas de chuva, que deverão ocorrer de forma isolada e com intensidade moderada a forte, principalmente a partir da tarde na faixa leste do estado (incluindo a capital, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira). Deste modo, o cenário de risco é propício à ocorrência de processos de enxurrada/inundação brusca e, se os acumulados atingirem limiares críticos, movimentos de massa nas regiões em destaque, no entanto é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos.

  • Região Nordeste: Bahia

Permanece a previsão de chuva para o sul da Bahia, em forma de pancadas de intensidade moderada a forte, no decorrer do dia. São esperados acumulados expressivos de precipitação para esta região, sendo ALTA a possibilidade de envio/atualização de alertas de risco geo-hidrológico.

  • Região Sul: Santa Catarina

Há previsão de chuva isolada no decorrer do dia para o leste do estado de Santa Catarina. Não são esperados acumulados expressivos de precipitação para esta região sendo BAIXA a possibilidade de envio/atualização de alertas de risco geo-hidrológico.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir, registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada), no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …