Capa » Riscos geo-hidrologicos » 17/02/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico
banner_geohidro

17/02/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico

Nesta sexta-feira (17/02/2017), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sul: Rio Grande do Sul.

A previsão indica condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva no decorrer do dia, com intensidade variando entre moderada e forte, no centro-sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, e no sul de Santa Catarina. No sudoeste gaúcho há previsão de acumulados pluviométricos elevados nas próximas 24h, porém devido às características da precipitação e a previsão de não persistência nos próximos dias, é BAIXA possibilidade de abertura de alertas de risco hidrológico para esta região. Nas demais localidades citadas as pancadas de chuva terão caráter isolado, sendo também BAIXA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos.

  • Região Nordeste: Maranhão, Piauí e Ceará.

Há previsão de chuva de intensidade moderada a forte no centro-norte dos estados do Maranhão e Piauí e no oeste do Ceará.  Nessas regiões a chuva deve ocorrer em forma de pancadas de caráter isolado, porém com potencial para altos acumulados pluviométricos em um curto espaço de tempo. Alguns munícipios do Maranhão já possuem acumulados elevados nas últimas 72h. No entanto, devido as caraterísticas da região, é BAIXA possibilidade de abertura/atualização de alertas de risco geo-hidrológicos.

  • Região Norte: Pará.

Há previsão de pancadas de chuva norte e leste do Pará. As pancadas de chuva poderão atingir forte intensidade localmente, entretanto, é BAIXA possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

banner_geohidro

20/03/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico

Nesta segunda-feira (20/03/2017), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa …