Capa » Riscos geo-hidrologicos » 17/01/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

17/01/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Previsão de riscos geo-hidrológicos para 17/01/2018

Nesta quarta-feira (17/01), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para os municípios monitorados no Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Sul: Santa Catarina e Paraná.

Há previsão de chuvas com intensidade moderada a forte sobre a maior parte dos estados de Santa Catarina e Paraná, com destaque para o leste desses estados. As chuvas poderão ocorrer em forma de pancadas e pode resultar em altos acumulados pluviométricos num curto período de tempo, o que pode favorecer a ocorrência de eventos de geo-hidrológicos. Dessa forma, é MÉDIA a possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos no leste de Santa Catarina e Paraná, principalmente nos grandes centros urbanos e regiões montanhosas. Nas demais regiões a possibilidade de ocorrências é BAIXA.

 

  • Região Sudeste: São Paulo.

A previsão meteorológica mantém as condições de pancadas de chuva localmente fortes no centro-leste de São Paulo, com os maiores volumes previstos para o Litoral Sul Paulista e Região Metropolitana. Essas pancadas podem causar altos acumulados pluviométricos, favorecendo eventos de enxurrada e, caso limiares críticos sejam atingidos, movimentos de massa. A possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos é MÉDIA na região do Vale do Ribeira e BAIXA nas demais áreas em destaque.

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …