Capa » Riscos geo-hidrologicos » 16/11/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

16/11/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta quinta-feira (16/11), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Nordeste: Bahia.

Há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada na região do Recôncavo Baiano e sul da Bahia, no entanto é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos.

  • Região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva ao longo do dia em grande parte do Rio Grande do Sul, com destaque as regiões sul e leste do estado, e no leste de Santa Catarina, principalmente entre a tarde e a noite. As pancadas podem ser localmente fortes e resultar em altos acumulados de precipitação em um curto espaço de tempo em algumas localidades, o que pode desencadear eventos de enxurrada em micro e pequenas bacias, principalmente em áreas urbanas. No entanto, é BAIXA a probabilidade de envio de alertas de risco hidrológicos e não se descarta a possibilidade de abertura de alertas de movimento de massa, caso limiares críticos sejam atingidos.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …