Capa » Riscos geo-hidrologicos » 16/05/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

16/05/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Neste sábado (16/05/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as

mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos de curta duração para os estados do Ceará, norte do Piauí e norte do Maranhão, devido a possibilidade de pancadas de chuva isoladas que podem ocorrer com forte intensidade. Na capital Fortaleza, também há possibilidade de movimento de massa, devido aos acumulados de chuva já registrados.

No litoral entre o Pernambuco e o Rio Grande do Norte, há possibilidade MODERADA de eventos de movimento de massa, em especial a capital João Pessoa, devido à previsão de chuva e aos altos acumulados já registrados.

 

  • Região Sudeste: Espírito Santo.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimento de massa na região sul do Espírito Santo, devido aos acumulados de chuva registrados nas últimas 24 horas e a previsão de chuvas contínuas com intensidade fraca a moderada na região.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …