Capa » Riscos geo-hidrologicos » 13/12/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

13/12/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta quarta-feira (13/12), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sudeste: Minas Gerais e Espírito Santo.

A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva isoladas, de intensidade moderada a forte, no centro norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Alguns municípios das áreas citadas ainda possuem acumulados prévios elevados e, caso haja incremento dos mesmos, limiares críticos podem ser atingidos. Portanto o cenário de risco indica BAIXA possibilidade de ocorrência de movimentos de massa, não se descartando a atualização dos alertas vigentes e abertura de novos alertas de risco geo-hidrológicos.

  • Região Nordeste: Bahia.

Há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada no centro-sul da Bahia, que podem resultar em acumulados expressivos de precipitação no decorrer do dia em algumas localidades, com destaque para a região do Recôncavo Baiano e os municípios litorâneos do sul do estado. O cenário de risco indica MÉDIA possibilidade de ocorrência de movimentos de massa para as regiões supracitadas devido aos acumulados de precipitação prévios e à previsão meteorológica, os quais poderão atingir limiares críticos.

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …