Capa » Riscos geo-hidrologicos » 13/10/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

13/10/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Neste sábado (13/10/2018), o cenário de risco de eventos hidrológicos e/ou movimentos de massa para os municípios monitorados no Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Há previsão da elevação dos níveis hidrométricos localizados nas bacias dos rios Gravataí, Sinos, Taquari e Caí no Rio Grande do Sul e na bacia do Itajaí em Santa Cantarina em função principalmente das pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte e do teor de umidade de água acumulada no solo. Os maiores volumes deverão se concentrar na porção centro-norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, e em todo o estado de Santa Catarina, com atenção especial para a faixa leste deste estado. Dessa forma, o cenário de risco geo-hidrológicos para Santa Catarina e Paraná indica MÉDIA possibilidade de ocorrer eventos de movimento de massa, e BAIXA possibilidade de ocorrer de eventos de risco hidrológico. No Rio Grande do Sul, devido ao acumulado de chuva nos últimos dias, é MÉDIA a possibilidade de ocorrer eventos hidrológicos.  

  • Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva de intensidade moderada em São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No litoral de São Paulo, a chuva registrada nas últimas 48 horas foi superior a 100 mm em algumas localidades. Devido ao acumulado de precipitação e à previsão meteorológica de chuva, a possibilidade de ocorrer eventos de movimento de massa é MÉDIA na faixa leste de São Paulo, e é BAIXA no Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. A possibilidade de ocorrer eventos hidrológicos é BAIXA nas regiões citadas.

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …