Capa » Riscos geo-hidrologicos » 12/04/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

12/04/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Neste domingo (12/04/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Norte: Amazonas.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de eventos pontuais de deslizamentos de terra na cidade de Manaus. Esta condição é caracterizada pela alta vulnerabilidade da região, pelas ocorrências registradas e, principalmente, devido aos acumulados dos últimos dias, que ainda poderão ser incrementados por conta da previsão de chuva, ainda que em volumes menos expressivos.

  • Região Nordeste: Bahia.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos no Recôncavo Baiano, sobretudo deslizamentos de terra, devido à alta vulnerabilidade da região que se somam aos elevados acumulados registrados nas últimas 24 horas e também à previsão de chuva no decorrer do dia, que pode ser na forma de pancadas mais intensas.

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos no centro-sul da Bahia, devido aos elevados acumulados registrados nos últimos dias e à previsão de chuva, que indica acumulados menos expressivos que os últimos dias.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

22/05/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta sexta-feira (22/05/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é …