Capa » Riscos geo-hidrologicos » 12/01/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

12/01/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta terça-feira (12/01/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Metropolitana de São Paulo, devido aos acumulados dos dias anteriores e à vulnerabilidade dos municípios; permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, como enxurradas e alagamentos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Região Serrana, litoral sul do Rio de Janeiro, Vale do Ribeira e do Paraíba em São Paulo, Região de Campinas e de Bragança Paulista,  devido à previsão de chuva com pancadas nessas localidades, principalmente a partir da tarde.

 

Para movimentos de massa, considera-se MODERADA  a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, Sul de Minas Gerais, Região Metropolitana e Sul do Rio de Janeiro, Região Serrana do Rio de Janeiro, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba em São Paulo (incluindo litoral) devido aos elevados acumulados dos últimos dias, à suscetibilidade a deslizamentos e pela previsão meteorológica que indica possibilidade de chuvas de intensidade forte a moderada.

  • Região Norte: Amazonas.

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos na cidade de Manaus, devido à previsão de chuva e a alta susceptibilidade do município.

 

  • Região Sul: Santa Catarina.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos no leste e nordeste de Santa Catarina, devido à previsão de chuva que pode ser com intensidade entre moderada e forte.

 

  • Região Nordeste: Bahia

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa no Recôncavo Baiano, devido à previsão de chuva que pode ocorrer com intensidade moderada a forte.

 

  • Região Centro Oeste: Goiás e Distrito Federal.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos no Centro e Leste Goiano e no Distrito Federal, devido à previsão de chuva que pode ser com intensidade entre moderada e forte.

Figura 01. Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geo-hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

 

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

25/01/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (25/01/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …