Capa » Riscos geo-hidrologicos » 11/04/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

11/04/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Neste domingo (11/04/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

Risco Hidrológico

  •  Região Norte: Amazonas, Rondônia, Pará e Amapá.

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) nas mesorregiões Sudoeste, Sul e Centro do Amazonas e na mesorregião Madeira-Guaporé em Rondônia, em decorrência da elevação gradual dos Rios Juruá, Tarauacá, Purus, Madeira e Solimões/Amazonas.

Entre o norte do Pará e Amapá, somado à elevação gradual dos Rios Tapajós, Xingu e Parauapebas no Pará, é MODERADA possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) do tipo alagamentos e enxurradas em centros urbanos, devido à previsão de pancadas de chuva com acumulados durante o dia.

  •  Região Nordeste: Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos para a Região Metropolitana de Salvador devido a previsão de chuva com intensidade moderada ao longo do dia e aos acumulados registrados nas últimas 24 horas, podendo ocasionar alagamentos, enxurradas e inundações. Também é considerada MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos no Sul Baiano e nas regiões litorâneas de Alagoas, Pernambuco e Paraíba devido aos acumulados e a previsão de pancadas de chuva com forte intensidade para a região.

Figura 1 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

Risco Geológico

  •  Região Nordeste: Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa (Figura 2) na região do Recôncavo Baiano, Metropolitana de Salvador e Região de Recife, devido a previsão de continuidade das chuvas, sendo que em Salvador, podem ocorrer na forma de pancadas moderadas, enquanto em Recife, na forma de pancadas fortes ao longo do dia; Deve-se considerar também os altos acumulados registrados em 96h na Região Metropolitana de Salvador e os acumulados em até 48h na RM do Recife que potencializam a possibilidade de deslizamentos.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa (Figura 2) no Litoral Sul da Bahia, especialmente na região de Valença, devido a previsão de  continuidade das chuvas e no restante da região leste de Pernambuco, no leste da Paraíba e no leste do Alagoas, devido a previsão de pancadas intermitentes ao longo do dia, que podem ocorrer com intensidade forte, aliado aos acumulados já registrados.

Figura 2 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …