Capa » Riscos geo-hidrologicos » 10/05/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico

10/05/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico

Nesta quarta-feira (10/05), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Nordeste: Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.

Na faixa litorânea entre os estados do Pernambuco e Rio Grande do Norte, há previsão de continuidade da chuva ao longo do dia, especialmente entre os estados de Alagoas e Pernambuco. No centro-norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará há previsão de pancadas de chuva, que ocorrerão com maior intensidade no período entre a tarde e noite. Com base na previsão meteorológica e no acumulado de chuva registrado nos últimos dias, é MÉDIA a possibilidade de abertura/atualização de alertas de risco hidrológico entre os estados de Alagoas e Rio Grande do Norte. Com relação ao risco de movimento de massa, é ALTA a possibilidade de abertura/atualização de alertas nos estados do Pernambuco e Paraíba, e é MÉDIA a possibilidade para o litoral de Alagoas e litoral leste do Rio Grande do Norte, onde o volume de chuva nas últimas 24 horas foi menor. Para as demais áreas da Região Nordeste, a chance de abertura de alertas de riscos geo-hidrológicos é BAIXA.

  • Região Sudeste: São Paulo

O deslocamento de uma frente fria pelo Oceano Atlântico, próximo ao litoral de São Paulo, gera condição para chuva na faixa litorânea desse Estado. Não há previsão de acumulados expressivos de chuva, por isso, existe a possibilidade de abertura de alertas de risco hidrológico, mas esta é BAIXA.10052017

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …