Capa » Riscos geo-hidrologicos » 10/04/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

10/04/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Neste sábado (10/04/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

Risco Hidrológico

  •  Região Norte: Amazonas, Rondônia, Pará e Amapá.

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) nas mesorregiões Sudoeste, Sul e Centro do Amazonas e na mesorregião Madeira-Guaporé em Rondônia, em decorrência da elevação gradual dos Rios Juruá, Tarauacá, Purus, Madeira e Solimões/Amazonas.

Entre o norte do Pará e Amapá, somado à elevação gradual dos Rios Tapajós, Xingu e Parauapebas no Pará, é MODERADA possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) do tipo alagamentos e enxurradas em centros urbanos, devido à previsão de pancadas de chuva com acumulados durante o dia.

  •  Região Nordeste: Bahia.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos para a Região Metropolitana de Salvador devido a previsão de chuva com intensidade moderada a forte ao longo do dia e aos acumulados registrados nas últimas 24 horas, podendo ocasionar alagamentos, enxurradas e inundações. Também é considerada MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos no Sul Baiano, devido aos acumulados e a previsão meteorológica para a região.

Figura 1 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

Risco Geológico

  •  Região Nordeste: Bahia e Pernambuco

Considera-se MUITO ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa (Figura 2) na região do Recôncavo Baiano e Metropolitana de Salvador, devido a previsão de chuva com intensidade moderada a forte ao longo do dia e aos acumulados registrados nas últimas 48 horas que já superam os limites para deslizamentos pontuais. Os novos eventos pluviométricos poderão ser suficientes para deflagrar deslizamentos generalizados no município, sobretudo nas áreas de risco da capital.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa (Figura 2) no Litoral Sul da Bahia, especialmente na região de Valença, devido a previsão de  continuidade das chuvas e no litoral do Pernambuco, devido a previsão de pancadas intermitentes ao longo do dia.

Figura 2 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …