Capa » Riscos geo-hidrologicos » 09/02/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

09/02/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Neste sábado (09/02), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir: 

  • Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

A previsão meteorológica ainda indica possibilidade de chuva de fraca intensidade, com baixos volumes previstos, na região da Costa Verde e a região metropolitana do Rio de Janeiro. Com a diminuição dos acumulados o risco de deslizamentos também diminui, sendo portanto BAIXA a possibilidade de novos processos geodinâmicos na região. Há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte no decorrer do dia para a região serrana, região metropolitana de Belo Horizonte e zona da Mata de Minas Gerais. Para essas regiões há condições para altos acumulados em um curto espaço de tempo, favorecendo eventos de enxurrada e, se limiares críticos forem atingidos, deslizamentos pontuais, sendo que alguns municípios já possuem acumulados prévios elevados. Deste modo é MÉDIA a possibilidade de eventos de movimento de massa, não se descartando a ocorrência de processos hidrológicos rápidos. No norte fluminense e centro-sul do Espírito Santo podem ocorrer pancadas de chuva localmente fortes, porém com caráter isolado, sendo BAIXA a chance de eventos geo-hidrológicos.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …