Capa » Riscos geo-hidrologicos » 09/01/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

09/01/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta terça-feira (09/01), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir: 

  • Região Sudeste: São Paulo e Rio de Janeiro.

A previsão meteorológica mantém as condições de chuva contínua com fraca intensidade sobre o Estado de São Paulo, assim como pancadas isoladas de intensidade moderada a forte no final de tarde e noite sobre o Estado de Rio de Janeiro. Atenção para as cidades do litoral de São Paulo, do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, da Região de Campinas, da Região Metropolitana de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro, onde já foram registrados altos acumulados de precipitação nos últimos dias. Assim, nessas áreas é MÉDIA a possibilidade de ocorrências de eventos de movimento de massa, inundações/enxurradas. A possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos é BAIXA no restante desses estados. 

  • Região Centro-Oeste: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Há previsão de chuvas que poderão ocorrer na forma de pancada de intensidade moderada a forte, resultando em acumulados de chuva significativos para 24 horas, principalmente no sul do Mato Grosso e leste e norte do Mato Grosso do Sul. Porém, o cenário de risco indica BAIXA possibilidade de ocorrência de eventos de inundação e movimentos de massa considerando os valores de precipitação acumulados e as características das áreas de risco. 

  • Região Nordeste: Bahia.

Há previsão de chuvas com intensidade fraca a moderada sobre grande parte do litoral sul da Bahia e do Recôncavo Baiano. Desta forma, é BAIXA possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos.

 

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …