Capa » Riscos geo-hidrologicos » 03/05/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

03/05/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta sexta-feira (03/05), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Norte: Amazonas, Amapá e Pará.

Ainda há previsão de chuva nas bacias dos Rios Madeira, Solimões, Juruá e Purus. Nas bacias hidrográficas dos rios Juruá, Purus, Madeira, Alto Solimões e Negro, há municípios em que o nível do rio já atingiu a cota de transbordamento. No entanto, é BAIXA a possibilidade de ocorrência de novos processos hidrológicos nessas bacias.  Para as capitais Macapá (AP) e Belém (PA), é BAIXA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos, devido à previsão de chuva na forma de pancadas ao longo do dia.

 

  • Região Nordeste:

A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva para a região do Recôncavo Baiano e Sul da Bahia, sendo BAIXA de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Especificamente para Salvador, ressalta-se que, concretizando a previsão, poderá haver impacto significativo relacionado aos deslizamentos de terra.

 

  • Região Sudeste: Minas Gerais.

Devido à previsão meteorológica indicar a possibilidade de pancadas de chuva no centro-sul de Minas Gerais, tem-se que é BAIXA a possibilidade de eventos hidrológicos, com destaque para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …